No próximo dia 8 de janeiro, o Brasil lembrará os dois anos da tentativa de golpe contra a democracia, ocorrida em 2023. Para marcar a data, o Palácio do Planalto organizou uma série de eventos em Brasília, com início às 9h30, que contarão com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A programação começará com a devolução de 21 obras de arte que foram danificadas durante os ataques e agora estão restauradas. Entre elas, destaca-se um relógio do século XVII, presente da Corte Francesa a Dom João VI, que se tornou um símbolo dos atos antidemocráticos. Esta peça foi restaurada na Suíça sem custos para o governo brasileiro.
Outro destaque é a tela “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, que será recolocada no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Durante a cerimônia, estudantes do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas desta pintura e também de uma ânfora portuguesa em cerâmica esmaltada, outra peça que exigiu esforços significativos para sua recuperação.
Após a cerimônia de devolução, autoridades dos Três Poderes descerão a rampa do Palácio do Planalto para participar de um abraço simbólico à democracia, juntamente com a população. O Partido dos Trabalhadores disponibilizou um canal de cadastro para interessados em participar do evento, que contará com a presença de representantes de entidades da sociedade civil, segmentos religiosos e sindicatos.